8 curiosidades sobre a eletricidade

A eletricidade está muito presente em nosso dia a dia. Ela é grandiosa e envolve desde fenômenos naturais como os trovões, até descobertas revolucionárias como a energia elétrica. Por ser um campo vasto, inúmeras curiosidades rondam o universo da eletricidade. Separamos oito delas para você ficar encantado com as informações e situações inusitadas que envolvem essa área! Veja:

1) O Brasil é recordista mundial em incidência de descargas atmosféricas ocorridas no ano, os populares raios. Anualmente cerca de 3,15 bilhões de raios caem na Terra, desse número, 100 milhões costumam golpear terras brasileiras.

2) Você já viu as bolas alaranjadas e avermelhadas presentes em fios de alta tensão próximos às rodovias? Elas têm função de sinalizar visualmente os pilotos das aeronaves para situações em que há necessidade de um pouso de emergência.

3) Acredita-se que uma pilha chamada de Bagdad seja o equipamento elétrico mais antigo da humanidade. Historiadores mencionam que ela possui 2 mil anos e foi utilizada pela civilização persa. As réplicas dessas pilhas mostram que as baterias conseguiam produzir até 2 volts.

4) Diferentemente do que se ouve, a eletricidade não é algo que inventado, ela integra a natureza. A “invenção da eletricidade” diz respeito aos processos de “produzir” artificialmente eletricidade. Pessoas como Thomas Edison, foram inventoras de processos, não da eletricidade em si. Uma trovoada, por exemplo, é a forma mais visível de eletricidade.

5) Geladeiras e freezers quando recebem luz solar direta ou estão próximos a lugares quentes ou do fogão acabam consumindo mais energia. Recomenda-se instalá-los em lugares arejados, onde não recebam calor por muito tempo.

6) Peixes como a raia, enguia e torpedo utilizam da eletricidade para matar suas presas. Para se ter ideia, a enguia chega a emitir descargas elétricas de 600 volts. Essa intensidade é suficiente para imobilizar um homem adulto.

7) A primeira cidade no Brasil a ter iluminação pública foi Campos dos Goytacazes. A inauguração ocorreu em 1883 e foi feita pelo imperador Dom Pedro II. A energia era gerada por uma usina termoelétrica a vapor, com potência de 52 quilowatts.

8) Você sabia que a invenção do chuveiro elétrico é brasileira? Na década de 40 surgiram os primeiros protótipos. Como as redes de gás praticamente existiam apenas nas grandes cidades, a opção mais viável era utilizar a energia elétrica para aquecer a água.