Antena Interna e externa: suas diferenças, usos e vantagens

A substituição do sinal analógico de televisão para o sinal digital tem sido divulgada amplamente, e a cobertura total do país está prevista para o ano de 2018. O critério utilizado para essa mudança é a necessidade de expandir a rede 4G de telefonia, devido às limitações atuais de sinal. Para isso, o sinal analógico será transferido para a telefonia e todo o sinal de televisão será transferido para o sinal digital.  A troca é favorável para o telespectador, pois terá maior qualidade de som e imagem em seu televisor, sem pagar mais por isso.  O único investimento da população é na antena para captar o sinal digital, e no caso das TVs antigas sem o conversor integrado, será necessário a aquisição do conversor digital. Confira se sua TV já possui o conversor integrado, hoje todas as TVs fabricadas já vêm com o conversor.

Em relação à antena para receber o sinal digital, a interna e a externa são os principais tipos com melhor custo-benefício para o público. A antena interna possui tamanho reduzido, é instalada em apenas um aparelho televisor e capta frequências UHF, VHF e FM.  Esse tipo de antena capta a transmissão proveniente de torres ou redes mais próximas e é indicada para situações onde a torre se encontra próxima e com poucos obstáculos que possam interferir no sinal.

A antena externa possui tamanho maior, é instalada no telhado e recebe principalmente os sinais UHF e VHF. Esse tipo exige mais cuidado no momento da instalação, pois precisa resistir ao clima e ter um posicionamento correto para captar o sinal com eficiência. A antena externa sempre é superior na captação do sinal em relação à interna.   A antena externa é indicada para locais em que o sinal recebido é fraco, ou seja, distante de torres de transmissão ou regiões com muitos obstáculos que atenuam o sinal.  Podem ser utilizadas em residências ou edifícios e facilitam a divisão do sinal entre vários televisores.

O sinal digital é transmitido em UHF, portanto atenção, veja se a antena escolhida é própria para o sinal digital.  Outro detalhe, como ainda existe o sinal analógico, não é recomendado antenas somente digitais UHF, pois não vão captar o sinal VHF e alguns canais vão deixar de ser captados.  Tanto para antenas internas como externas existe a opção de antena amplificada que potencializa a captação do sinal.

Uma dica rápida para ter uma noção da qualidade do sinal de transmissão que chega até sua residência é observar a presença de antena externa no telhado das casas mais próximas. Se não houver, é bem provável que o sinal chegue satisfatoriamente no seu endereço, porém, se houver muitas antenas externas ou antenas de TV a cabo, é um indicativo de que o sinal não chega efetivamente. Neste caso, será necessário adquirir uma antena externa ou até mesmo uma assinatura particular.

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?