Tipos de terminais para cabos e aplicação

 

Os terminais são componentes utilizados para fazer conexões confiáveis entre um cabo condutor e outro elemento do sistema elétrico, garantindo continuidade no circuito.  São fabricados com material condutor de eletricidade, como cobre eletrolítico ou alumínio, e a fixação do cabo se dá, em geral, através de compressão.  Alguns modelos de terminais, em particular aqueles de bitola até 10 mm², costumam ser fornecidos já com luvas de isolação (são chamados terminais pré-isolados).

Nos terminais onde o cabo é fixado por compressão, uma ponta descascada do cabo é inserida no interior do terminal, em seguida é feita a compressão do elemento tubular onde está o cabo com auxílio de um alicate. Existem alicates específicos para aplicação de terminais, e no caso de cabos de larga bitola (acima de 10 mm²) a aplicação com um alicate comum é praticamente inviável.

Dentre os tipos mais comuns de terminais elétricos temos:

Terminal anel: estes terminais possuem em sua extremidade um anel. Há dois modelos, o terminal com anel laminado e o terminal com anel tubular (fabricado em cobre eletrolítico estanhado e possui excelente resistência à corrosão).

Terminais com anel são aplicados para conexão através de parafusos (em barramentos, parafusos de aterramento e bornes).

 

Figura 1: Terminal pré-isolado tipo anel
Figura 2: Terminal de compressão de cobre estanhado

 

Terminal forquilha: Os terminais de forquilha, ou tipo garfo, são indicados para a fixação em barras de bornes, pois seu formato plano e com abertura permite fácil fixação na superfície das barras. Há quatro modelos diferentes de forquilhas; forquilha reta, forquilha anel, forquilha dobrada e forquilha mola.

 

Figura 3: Terminal pré-isolado tipo garfo

Luvas de emenda: São utilizadas para a emenda de cabos através de compressão. No modelo mais comum de luva de emenda, cada extremidade do cabo é limitada ao centro da luva e são aplicadas duas compressões. Há também luvas tubulares, em cobre eletrolítico, luvas de emenda com janela, para inspeção da posição dos cabos, e a emenda paralela, que utiliza apenas uma compressão, sendo utilizada em fios sólidos.

 

Figura 4: Tubo pré-isolado para emenda

 

Slip-ons e Linguetas: Slip-ons são terminais de encaixe fácil, o conjunto se compõe por uma peça slip-on fêmea e uma slip-on macho, em forma de lingueta.  No slip-on totalmente isolado, a isolação completa da peça garante maior segurança, evitando com maior eficiência a ocorrência de curto circuito. Há também o modelo de slip-on tipo bandeira, para a conexão com ângulo reto (90˚).

Através de linguetas, que são fixadas com parafuso ou rebite a uma peça metálica ou barramento, pode-se realizar conexões a cabos com praticidade. Linguetas em fita também podem ser aplicadas na necessidade de múltiplas conexões para derivação.

Figura 5: Terminal pré-isolado tipo fêmea
Figura 6: Terminal pré-isolado tipo macho

 

Terminais pino: São desenvolvidos para utilização em bornes, contatores, ou na terminação de cabos flexíveis.  Além do modelo padrão, citam-se aqui os modelos de terminais de pino plano, ilhós tubular e pino tubular.

Figura 7: Terminal pré-isolado tipo pino
Figura 7: Terminal pré-isolado tipo tubo

 

 

Na G20 você encontra terminais pré-isolados, luvas pré-isoladas de emenda, conectores pré-isolados de torção e muitos outros materiais elétricos de qualidade para sua casa e obra. Entre no site e saiba mais: https://www.g20brasil.com.br/

 

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?