Como funciona o grau de proteção IP

A especificação IP, presente em muitos equipamentos elétricos, diz respeito ao grau de proteção para os invólucros destes equipamentos. O código IP tem a função de determinar a categoria de proteção proporcionada por um invólucro em prevenir choques, contato com partes móveis do equipamento e danos ao equipamento devido entrada de objetos, poeira  ou água.

De forma prática e simples, o código IP tem dois dígitos característicos, o primeiro representa o grau de proteção contra sólidos (variando de 0 a 6), o segundo representa o grau de proteção contra água (variando de 0 a 8). Este padrão de classificação é definido pela norma NBR IEC 60529, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que determina de forma bem específica quais as proteções atribuídas e as condições de ensaio que o fabricante deve aplicar para atribuir o código internacional de proteção IP ao seu produto.

A tabela abaixo indica o grau de proteção conferido para o primeiro e segundo numeral que formam o código IP. O refletor para lâmpada HQI e a luminária blindada da G20, por exemplo, apresentam IP 65, o primeiro algarismo indica que estes equipamentos estão totalmente protegidos contra a penetração de poeira, e que uma pessoa não consegue invadir as partes perigosas do equipamento mesmo com um fio de 1mm de diâmetro. O segundo algarismo indica que o equipamento está protegido contra a projeção de jatos de água.

Tabela 1: grau de proteção IP

Se a especificação do grau de proteção contiver a letra X ao invés do numeral em um dos dois dígitos, isto significa a omissão daquela característica. Exemplo: a especificação IP X5 indica apenas a proteção contra a projeção de jatos de água.

A norma prevê também a inclusão opcional de um terceiro e/ou quarto dígito ao IP, ambos representados por letras. A letra junto ao código IP, se informada, refere-se a outras características específicas de proteção. São utilizadas as letras:

A – Protegido contra o dorso da mão;

B – Protegido contra o acesso de um dedo;

C – Protegido contra o acesso de uma ferramenta;

D – Protegido contra o acesso de um fio;

H – Equipamento de alta tensão;

M – Ensaiado contra efeitos prejudiciais devidos à penetração de água quando partes móveis perigosas (como o rotor de um motor) estão em movimento;

S – Ensaiado contra efeitos prejudiciais devidos à penetração de água quando partes móveis perigosas (como o rotor de um motor) estão estacionárias;

W – Apropriado para uso sob as condições ambientais especificadas e fornecido com características ou processos de proteção adicionais.

Na G20 você encontra equipamentos para instalações elétricas e de iluminação de qualidade para sua casa, obra ou empresa. Acesse e saiba mais: https://www.g20brasil.com.br/.

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?