As diferenças entre 127 V e 220 V

 

as-diferenc%cc%a7as-entre-110v-e-220v

No Brasil, os consumidores ligados em baixa tensão são normalmente atendidos por tensão de 220 V ou 127 V. Mas aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos comercializados em território nacional, muitas vezes são projetados para funcionar em apenas um desses níveis de tensão, não sendo incomum que (por desconhecimento ou falta de atenção) equipamentos para 127 V sejam ligados em tomadas de 220 V ou vice-versa, o que em geral resulta na queima ou sérias avarias do equipamento.

A disponibilidade de tensão dependerá das normas de concessão local, variando conforme região no Brasil e também com o tipo de ligação realizada. O transformador de distribuição trifásico fornece 3 terminais de ligação denominados FASE e um terminal de potencial nulo denominado NEUTRO. O valor da tensão proporcionada pelo transformador na ligação com origem fase-fase será 1,73 vezes superior a de uma ligação entre fase-neutro .

É comum ouvir que os equipamentos em 220 V gastam menos que os similares em 127 V, mas isto não é real, afinal, o consumo de energia depende diretamente da potência e não da tensão. Desta forma, um chuveiro de 5000 W em 127 V teria o mesmo consumo de um chuveiro 5000 W em 220 V. Por outro lado, nas instalações em 127 V, a corrente elétrica será 1,73 vezes maior que nas instalações em 220 V, o que em termos práticos, proporciona economia na construção de instalações em 220 V, que em seu projeto admite fiação mais fina.

Em algumas localidades (exemplo: estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) a tensão de fornecimento da concessionária em redes de distribuição urbana é 220 V entre fases, e 127 V fase-neutro. Como em geral as instalações prediais utilizarão a ligação fase-neutro, para estas localidades a tensão 127 V será mais comum no uso doméstico, embora ainda exista a opção de realizar a ligação em 220 V.

Em outras localidades, entretanto, a tensão de fornecimento para ligação entre fases é 380 V (utilizado em atividades industriais) e para ligação fase- neutro é 220 V. Nestas localidades (por exemplo: estados de Santa Catarina, Distrito Federal, Pernambuco e Ceará) o uso doméstico acaba ocorrendo apenas em 220 V, sem opção de ligação em 127 V.

Uma consulta detalhada do nível de tensão em cada município pode ser realizada no site da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em http://www.aneel.gov.br/tensoes-nominais. No caso de mudança para outro município ou estado, é uma boa dica verificar se as instalações internas no novo imóvel coincidem com a tensão dos seus equipamentos que você já possui, evitando assim reformas ou uso transformadores auxiliares.

Na hora de adquirir um novo equipamento elétrico, um cuidado simples como verificar o nível adequado de tensão do equipamento antes de pluga-lo a rede elétrica, também evita muitos aborrecimentos.

Na G20 você encontrará materiais e equipamentos elétricos de qualidade para sua casa, empresa ou construção. Acesse o site e saiba mais: http://www.g20brasil.com.br/.