Cerca elétrica: Como funciona?

A cerca elétrica utilizada em ambientes urbanos tem por função afugentar possíveis invasores através da descarga elétrica, além de atuar sobre sirenes ou centrais de alarme quando um de seus cabos é cortado ou tocado, alertando da presença de um intruso.

São recorrentes as notícias de acidentes sérios ou mesmo fatais envolvendo este tipo de equipamento, isto ocorre em virtude de instalações clandestinas realizadas por proprietários ou profissionais inconsequentes. A eletrificação presente na cerca elétrica é gerada em pulsos curtos de baixa frequência, com tensão elevada o suficiente para provocar a sensação do choque elétrico, mas sem energia suficiente para provocar parada cardiorrespiratória, queimaduras ou qualquer outro dano físico relacionado à eletricidade, portanto a instalação correta não deve oferecer perigo à vida humana.

Para garantir a segurança, o equipamento eletrificador da cerca elétrica é construído com parâmetros limitados de tensão, corrente, energia do pulso, duração do pulso e intervalo de tempo entre os pulsos. A norma NBR IEC 60335-2-76 da associação brasileira de normas técnicas (ABNT) regulamenta a utilização de cercas elétricas em âmbito nacional.

Cada município pode ter uma legislação específica a respeito do assunto, portanto antes de instalar uma cerca elétrica, é recomendado consultar a legislação municipal. Em algumas localidades será solicitada documentação técnica e de responsabilidade sobre a instalação como medida preventiva a sinistros.

A cerca energizada é instalada há uma altura mínima de 2,2 m, sendo composta de 4 a 6 fios lisos espaçados entre si de 10 a 20 cm ( é vedada a utilização de arame farpado/cortante como condutores, ou instalação da cerca em conjunto com estes materiais). Plaquetas de advertência são instaladas no conjunto para alertar a respeito da cerca eletrificada, e os isoladores presos aos suportes devem ser apropriados para os pulsos que chegam até 10.000 volts.

Uma preocupação que pode surgir é em relação consumo de energia do equipamento. Na verdade o consumo é relativamente baixo (em torno de 4 kWh/mês, variando conforme fabricante e modelo), o que se traduz em um reduzido investimento mensal para a segurança do patrimônio quando o sistema é instalado e mantido adequadamente. O equipamento eletrificador possui também uma bateria incorporada, o que permite manter a proteção por várias horas, no caso de falta de energia elétrica.

Se você está interessado em instalar uma cerca elétrica, procure um profissional qualificado para o objetivo e tome a precaução de adquirir apenas materiais aprovados para esta finalidade. Lembre-se: um improviso pode custar a vida de alguém próximo.

Na G20 você encontra materiais elétricos e de iluminação para a sua casa, obra ou empresa. Acesse e saiba mais: https://www.g20brasil.com.br/.

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?