Dicas para iluminação no jardim

O jardim é uma das partes mais belas e aconchegantes da casa. É graças a ele que os moradores conseguem desfrutar um pouquinho de natureza mesmo na cidade. Para isso é preciso que o visual do lugar seja ótimo. Deixar esse ambiente perfeito exige um bom paisagismo e a melhor iluminação possível. Confira abaixo algumas dicas para acertar na iluminação e deixar sua casa ainda mais bonita.

  1. Cuidado na hora de escolher: Como o jardim é um ambiente externo, ele está sujeito aos fatores climáticos como sol, chuva e vento. Por isso não é recomendado instalar qualquer luminária no jardim, é possível que ela estrague, queime e dê mais prejuízo para o dono do lugar. Então quando for escolher,dê preferência para lâmpadas e luminárias específicas para esse ambiente. Dessa maneira você evitará transtornos mais tarde.
  2. Esconda os fios: A fiação é um mal necessário em qualquer ambiente iluminado. No exterior da casa ela também é um risco. Quando está exposta, pode causar acidentes e quedas. Tente ocultar da melhor maneira possível a fiação. A maneira mais segura é instalando debaixo da terra.
  3. Aposte nos pontos de luz: Esse tipo de iluminação consiste em feixes de luz apontados para baixo ou para cima. Sua função é destacar partes do jardim como plantas ou decorações. A técnica é muito utilizada nos jardins porque dá um certo charme, além de destacar tudo o que ele tem de melhor. Dependendo de onde se  coloca os pontos de luz, o visual do jardim mudará completamente. Entre árvores e arbustos essas luzinhas criam um visual mais obscuro, dando uma aparência “selvagem” ao lugar. Quando apontam para plantas, passam a destacá-las de forma mais expressiva. É essencial destacar com a luz elementos da decoração como vasos, esculturas ou plantas exóticas. Alguns decoradores optam por colocar pontos de luz ladeando caminhos para ajudar na hora de caminhar durante a noite.
  4. Utilize materiais diferentes para refletir a luz: Uma das melhores maneiras de otimizar as luzes em ambientes externos é apostando na reflexão. Quando for escolher um vaso, por exemplo, escolha um feito em alumínio ou com detalhes de ferro. Assim a luz será refletida por ele. Iluminar a água também é uma ótima ideia! Aponte pontos de luz ou luminárias para piscinas, cascatas e lagos para criar um efeito maravilhoso.
  5. Escolha cores mais naturais: Ousar nas cores das luzes no jardim nem sempre é boa ideia. Tons diferentes como vermelho e azul cansam a vista e podem até “apagar” alguns detalhes da decoração. Escolha tons mais naturais como branco, amarelo e até verde. O verde é a cor ideal para iluminar plantas, arbustos e trepadeiras já que suas cores se misturam.
  6. Use e abuse de poste: Em ambientes internos as luminárias ajudam a dar aquele toque que faltava na decoração. Já nos externos, os postes servem para esse propósito. Instale-os em pontos estratégicos para iluminar áreas importantes como caminhos, decorações especiais ou lugares muito frequentados. A moda atual é o poste baixo, então, quanto menor, melhor.
  7. Use refletores para garantir segurança: Refletores são utilizados para iluminar grandes áreas do jardim. Eles também são ótimos para deixar sua casa mais segura quando instalados na entrada. Graças a eles, fica fácil ver todo mundo que entra. É possível utilizá-los em áreas com mesas e bancos para melhorar a iluminação, o que torna mais conveniente o aproveitamento noturno do espaço.
  8. Lâmpadas embutidas são charmosas e práticas: As lâmpadas podem ser embutidas em partes estratégicas do jardim, como na terra ou nos degraus de um caminho. Além de ter um uso prático, elas também são charmosas e discretas. Uma de suas principais vantagens é  a de não exporem os moradores da casa ao risco de tropeçar, por isso são bastante usadas em escadas e caminhos no jardim.
  9. Valorize a casa: O jardim é o principal complemento de uma casa, e a intenção não é que ela suma no meio dele. Então procure iluminar a fachada ou entrada da residência para valorizá-la, e impedir que ela desapareça na natureza exuberante de seu jardim.
  10. Escolha a lâmpada certa: A variedade de lâmpadas disponíveis no mercado é enorme, mas nem todas podem ser usadas em ambientes externos. O primeiro fator a ser levado em consideração é se a lâmpada pode ou não ficar em ambiente externo. Depois deve-se escolher um tipo de lâmpada que não emite luz prejudicial às plantas. Uma das melhores opções disponíveis no mercado são as lâmpadas LED, apesar de serem mais caras, elas são econômicas, não prejudicam as plantas e possuem tons de luz interessantes para a decoração.

E então? Já se inspirou para decorar seu jardim? Então mãos à obra! Depois de decidir o que exatamente você quer fazer, basta comprar os materiais e instalar. Aproveite e conheça a linha de iluminação da G20 Brasil! São luminárias, lâmpadas, refletores e tudo que você pode precisar para deixar sua casa perfeita. Visite o site e saiba mais: https://www.g20brasil.com.br/.

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?