Dicas para instalar antena externa de TV

Antenas externas de TV proporcionam um sinal de melhor qualidade quando comparadas com antenas de uso interno, e sua instalação é bem mais fácil do que talvez você imagine. É importante lembrar que certas precauções devem ser adotadas para sua segurança, em especial quanto ao trabalho em altura: nunca se arrisque, tome todas as ações possíveis para evitar uma queda.

Eventualmente, a rede elétrica da concessionária pode estar muito próxima das vizinhanças do ponto de instalação, o que também é muito perigoso para o instalador. Nestes casos, verifique o comprimento do mastro e antena para que em hipótese alguma estes elementos, ou mesmo um cabo, venham a se aproximar da rede elétrica. Imprevistos como um vento forte podem causar sérios acidentes com eletricidade.

Materiais necessários:

  • 1 antena externa para sinal digital de televisão;
  • Cabo coaxial, em comprimento suficiente para ligar a antena aos televisores;
  • Conectores F macho;
  • Fita isolante;
  • Abraçadeiras em nylon;
  • 1 mastro ou suporte de fixação.

A seleção de uma antena externa de TV adequada as suas necessidades deve levar em conta quais canais deseja-se receber. Uma boa opção podem ser as antenas digitais com recepção VHF, UHF, HDTV e FM, que cobrem uma ampla faixa de canais. Ao escolher a antena, verifique também se ela pode ser fixada no local planejado.

A fixação da antena pode ocorrer em um mastro ou suporte. Embora o ponto mais comum seja a partir do telhado, alguns suportes permitem também a fixação em paredes, sacadas, ou até mesmo no interior da platibanda.

Na hora de escolher a orientação da antena lembre-se que ela deverá estar apontada em direção ao sinal. Visualize a antena externa dos vizinhos para definir a posição inicial de fixação. Se sua antena está em um local onde encontra muitas barreiras (árvores altas e edifícios, por exemplo), pode ser que o sinal chegue com pouca intensidade, sendo necessária a aplicação de um amplificador em conjunto com a antena.

O cabo coaxial é plugado na antena através de um conector F macho, que deve ser protegido com fita isolante, evitando que a água penetre o conector. Quanto menor o comprimento dos cabos, melhor para o sinal do seu televisor. O cabo pode ser guiado sob uma das telhas, e então encaminhado para o ponto de TV, com o auxílio de condutos para cabos, ou atravessando-o diretamente pelo forro. Utilize abraçadeiras em nylon para fixar o cabo junto ao mastro ou suporte, e ao longo de seu trajeto.

Nunca instale o cabo coaxial em condutos que contenham cabos da rede elétrica interna, a corrente elétrica dos condutores provoca interferência no sinal de TV.

Agora basta plugar o cabo ao televisor através do conector F macho. Caso necessário instalar vários pontos de TV, é possível utilizar um divisor do tipo tomada blindada junto ao cabo coaxial, utilizando conectores F macho.

Ajuste a posição da antena, se necessário, para obter melhor resolução da imagem no televisor.

Na G20 você encontra antenas compactas para TV, materiais elétricos e de iluminação para sua casa ou empresa. Acesse e saiba mais: http://www.g20brasil.com.br/.