Dicas para substituir o soquete de lâmpada

dicas-para-trocar-o-soquete-de-lampada

Os bocais de lâmpadas mais comuns no uso doméstico possuem rosca padrão (soquete E27) e são utilizados em geral para acoplar lâmpadas compactas. Estes soquetes ou bocais são fabricados em material termoplástico, cerâmica ou baquelite, e acoplam um par de contatos em cobre à base da lâmpada, um na rosca, outro no seu fundo.

Eventualmente, um soquete defeituoso precisa ser substituído. Quando ocorre corrosão na base da lâmpada, por exemplo, esta acaba emperrando em seu bocal, e para trocar a lâmpada, acaba sendo necessário trocar também o soquete.

Este reparo pode ser feito de forma simples e segura, utilizando-se ferramentas básicas do seu kit caseiro e seguindo alguns passos:

  1. Desligue o disjuntor do circuito de iluminação. Se não souber qual dos disjuntores no quadro de distribuição tem esta função, recomenda-se desligar o disjuntor geral deste quadro. Nunca desligue apenas o interruptor que aciona a luminária, pois desta forma, mesmo que a lâmpada esteja apagada, ainda há ao menos um condutor energizado no seu bocal.
  2. Teste se o circuito de iluminação está realmente desligado. Mesmo com o disjuntor desligado, sempre é recomendável testar a ausência de tensão, utilizando chave teste ou multímetro.
  3. Retire a lâmpada (se não estiver emperrada no soquete) e desparafuse o suporte da luminária, liberando o acesso à peça.
  4. Antes de remover a fiação que se conecta ao soquete, identifique quais são os dois fios que se ligam a ele. Normalmente há mais fios passando na caixa de conexão da luminária, então tome cuidado para não cortar o fio errado.
  5. Desparafuse os bornes do soquete, ou corte o fio o mais rente possível do parafuso, deixando uma sobra suficiente para instalar a nova peça.
  6. Descasque aproximadamente 1 cm das pontas dos fios e aparafuse cada um deles a um dos bornes do novo soquete. Tome cuidado para não sobrar prolongamentos da fiação descascada expostos, aplique fita isolante se necessário.
  7. Feitas as novas conexões, fixe novamente todo o conjunto: soquete, lâmpada e luminária.
  8. Ligue o disjuntor e teste o acionamento da lâmpada. Em caso de falha, desligue novamente o disjuntor no quadro de distribuição e verifique se não há conexões soltas ou curto-circuito.

Jamais realize reparos na sua instalação elétrica sem ter um conhecimento básico sobre o seu funcionamento e riscos associados à eletricidade. É importante lembrar que a eletricidade é um produto muito perigoso, por vezes até fatal. Se não tiver certeza do que está fazendo, procure um profissional de sua confiança.

Na G20 você encontra diversos modelos de soquetes, além de outros itens para iluminação e instalações elétricas da sua casa ou empresa. Acesse e saiba mais: https://www.g20brasil.com.br/.

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?