Fitas e isolantes elétricos: Aplicações e diferenças

aplicacoes-de-fita-isolante-e-suas-diferencas

O risco de acidentes por choque elétrico ou curto circuito aumenta absurdamente quando não são aplicadas medidas corretas na isolação das partes vivas das instalações elétricas. É reconhecido que mesmo o choque em baixa tensão, de 127 V ou 220 V, é suficiente para provocar a parada cardíaca em uma pessoa adulta, além disso, a projeção de materiais incandescentes na ocorrência de curto circuito pode provocar queimaduras graves, então, não faltam motivos para justificar a necessidade dos cuidados com isolação nas instalações elétricas.
O item mais comumente recomendado é a fita isolante, fabricada em PVC, com tratamento que impede a propagação de chamas. Este material proporciona uma isolação de até 750 V, e suporta aquecimento na classe de temperatura de 90˚C.

Para a aplicação segura da fita isolante em emendas de fios ou cabos de cobre, deve-se tomar a precaução de que os condutores estejam sempre desenergizados. A fita deve ser enrolada em formato espiral, cobrindo cada parte do metal condutor com ao menos uma camada e meia do material isolante. É fundamental que se evite pontas de fios e cabos contra a superfície da fita, pois furam a camada isolante e proporcionam um inesperado ponto vivo onde não se desejava.

Em instalações de corrente elétrica mais elevada (como a do cabo de entrega principal de uma residência) é provável que ocorra aquecimento, especialmente nos pontos de conexão. Neste caso, é recomendável que abaixo da camada de fita isolante comum, seja instalada uma camada de fita isolante de auto fusão, que possui comportamento termo retrátil, isto é, se contrai sobre o condutor.
A fita isolante de auto fusão e alta tensão fabricada em EPR também é recomendada para aplicações profissionais em instalações de tensão de até 69.000 V, conforme tipo de fita e fabricante.

Para barras de cobre no interior dos quadros de distribuição, uma excelente medida de proteção por isolação é a aplicação de espaguetes termo retráteis, que auxiliam na prevenção de acidentes com ferramentas, ou de choque elétrico.

Fitas isolantes, fitas isolantes de auto fusão, espaguetes ou tubos termo retráteis e terminais pré-isolados são materiais de baixo custo e que proporcionam um acabamento seguro à suas instalações elétricas. Dispensar a aplicação destes materiais ou substituí-los por materiais impróprios (como fitas adesivas sem fim específico) é um risco que não se justificativa.

Na G20 você encontra fitas isolantes e outros materiais elétricos de qualidade para sua casa, empresa e construção. Entre no site e saiba mais: https://www.g20brasil.com.br/.

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?