Luminárias de mesa e decoração

 

Um dos principais atrativos da luminária é sua versatilidade. Ela não é só um objeto de decoração que dá um ar mais aconchegante ao cômodo, mas também é algo prático que ajuda quem precisa estudar ou trabalhar até altas horas.

Uma luminária serve para complementar a luz do ambiente e é capaz de esconder ou dar ênfase a detalhes do cômodo. O tipo certo de luminária também consegue dar um toque de aconchego e intimidade ou um design mais moderno e arrojado ao lugar. No caso das luminárias de mesa, além da função decorativa, elas possuem praticidade para leitura.

Num quarto, por exemplo, colocar uma luminária de mesa mais enfeitada e com design delicado dá uma sensação de intimidade no lugar. Esse artifício também é utilizado em salas de estar onde a luminária vai em cima da mesinha de centro ou aparadores. Elas fazem com que o cantinho da sala torne-se um ambiente aconchegante e ideal para sentar e ler alguma coisa num tempo de folga.

Tipos de luminária

As luminárias podem ser fixas, flexíveis ou articuladas. As fixas necessitam ser ajustadas para que fiquem numa posição ideal.  Nas flexíveis é possível fazer pequenos ajustes para buscar a iluminação adequada no corpo da luminária. Já as articuladas, permitem ajustes mais significativos em inclinação e distâncias para iluminação ideal. 

Escolher a luminária de mesa que mais combina com sua decoração pode ser difícil, considerando também os vários tipos que existem no mercado. Em geral são divididas em duas grandes categorias: as com garra e as com base.

Luminárias com garra são daquelas que, ao invés de base, vêm com um tipo de “clip” para prender na borda dos móveis. Esse é o tipo ideal para quem gosta de ter a luz num ponto fixo e não muito longe do que está trabalhando. Elas costumam ter design mais arrojado e moderno e combinam mais com ambientes como salas de estudos e home office.

O tipo tradicional de luminária possui uma base fixa e pode ser encontrada em vários modelos – desde os mais modernos até os mais rústicos e delicados que se encaixam em vários tipos de ambientes.

Escolhendo a lâmpada 

Agora que já decidiu qual será sua luminária é preciso escolher as lâmpadas a serem utilizadas. Nesse caso é importante levar em consideração o tipo de luminosidade que combinará com a decoração, o fim prático que a luminária deve possuir e também o gasto de energia de cada uma.

Lâmpadas incandescentes possuem uma luz amarelada e têm a tendência de esquentar bastante e serem menos eficientes. As lâmpadas halógenas, facho de luz mais direcionado e são mais econômicas que as incandescentes, porém, possuem gases em seu interior.

Contudo, o tipo mais recomendado para luminárias são as lâmpadas de LED. Sua principal vantagem é a economia, além da vida útil prolongada. Essas lâmpadas também possuem uma luz mais direcionada que é ideal para quem pretende usar luminárias para estudo, trabalho ou leitura por um longo período.

Vai comprar uma luminária? Visite o site da G20 Brasil e confira toda a linha de produtos, de luminárias até lâmpadas e acessórios, tudo com a maior qualidade para o consumidor. Acesse  site: https://www.g20brasil.com.br/.

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?