Instalação, Outros, Reformas, Terminais

Como aplicar terminais pré-isolados

A aplicação de terminais elétricos em cabos flexíveis de cobre é essencial para garantir uma conexão confiável com barramentos e equipamentos (disjuntores, contatores, relés, etc) nas instalações elétricas. Utilizar alicates de crimpar específicos para a aplicação dos terminais pré-isolados facilita muito a tarefa do eletricista instalador, além de proporcionar uma prensagem mais adequada do que a obtida com alicates comuns.

Nos terminais pré-isolados, a garra de contato deve abraçar os condutores conforme a figura 1, após aplicada a compressão. Repare que a garra de contato é bem mais curta que a luva isolante do terminal, portanto a extremidade decapada do cabo deve ser menor que a luva, contudo, suficiente para preencher toda a área do condutor.

Figura 1: fixação terminal – cabo

Um alicate multiuso para eletricista, como o da figura 2, é o ideal para prensar o terminal. Na ferramenta, o local para cada tipo de terminal (insul closure) é indicado pela cor da isolação, conforme o terminal:

  • Vermelho: para cabos de 0,5 a 1,5 mm²
  • Azul: para cabos de 1,5 a 2,5 mm²
  • Amarelo: para cabos de 4 a 6 mm²

A compressão pode ser feita sobre a luva isolante do terminal, sendo desnecessário removê-la. Após prensar o terminal, puxe-o para testar se está preso firmemente ao cabo.

Figura 2: alicate multiuso para eletricista

Se o terminal que você deseja aplicar é do tipo ilhós (tubo) ou terminal de compressão tubular não isolado, a compressão é realizada sobre o tubo com a parte do alicate multiuso indicada para terminais não isolados (non insul, na figura 2), a área decapada do capo deve preencher toda a extensão do tubo. Repare que a ferramenta, em geral, traz a seção dos condutores na escala A.W.G (American Wire Gauge, padronização da ASTM) e não em milímetros quadrados (padrão IEC). A tabela 1 traz algumas conversões para a unidade de mm², mais usual no Brasil, utilize o valor mais próximo à seção em mm² do cabo.

A.W.G 10 12 14 16 18 20 22
mm² 5,2 3,3 2 1,3 1 0,5 0,3

Embora um bom alicate multiuso inclua a função de corte e decapagem dos cabos, no mercado você também pode encontrar ferramentas exclusivas para crimpagem, como alicates prensa terminais com catraca (figura 3), que proporcionam maior agilidade para tarefas mais extensas, como a montagem de painéis elétricos.

Figura 3: alicate prensa cabos com catraca

Na G20 você encontra terminais pré-isolados, luvas pré-isoladas de emenda, conectores pré-isolados de torção, terminais tubulares  e muitos outros materiais elétricos e de iluminação com excelente qualidade para seu ofício, obra, comércio ou residência. Entre no site e saiba mais: http://www.g20brasil.com.br/.