Dicas para realizar a correta instalação de tomadas elétricas

 

Todos os imóveis devem ter as tomadas aterradas. A medida começou a valer após a Lei 11.337, de 26 de julho de 2006. Desta forma, as tomadas devem apresentar um formato específico que não permite mais o contato físico do usuário com a parte energizada, além de serem divididas pela corrente máxima aceitável de 10A e 20A.  O formato é igual, porém a tomada de 10A tem a circunferência menor e, ao tentar ligar um equipamento de corrente maior, não irá entrar, garantindo a segurança do usuário e do sistema elétrico. A norma modificou tanto tomadas como plugues, assim, uma máquina de lavar que use 12A não irá conectar numa tomada de 10A de forma alguma.  Hoje todas tomadas possuem o pino “terra”, que tem a finalidade de permitir a descarga de excesso de energia, propiciando mais segurança para as pessoas e equipamentos.

O novo padrão de tomada tem sido utilizado nas casas desde 2010.  Apesar de o novo sistema ainda ser motivo de críticas devido a transtornos gerados pela troca de equipamentos com plugues antigos não compatíveis, a mudança foi benéfica pela segurança e normatização de todo sistema.

Antes da instalação

O sistema foi normatizado, por isso, é preciso atentar-se a ele. Antes de fazer qualquer tipo de instalação é essencial averiguar as instalações elétricas, principalmente o sistema de aterramento, que tem a função de proteger os equipamentos e os usuários.

Antes de instalar a tomada é preciso analisar o que será utilizado no local para escolher a amperagem correta. Quanto maior a potência do equipamento, maior será a corrente necessária. Por exemplo, um secador de cabelo necessita de correntes maiores devido à potência. Por este motivo a norma estabeleceu dois tipos de tomadas de 10A e 20A, para eletrodomésticos de uso comum e de potência mais alta.

Portanto, o local escolhido para uma tomada de 20A requer também atenção especial à fiação para que comporte a potência requerida, bem como os disjuntores que serão utilizados neste circuito.

Quem determina o uso de uma tomada de 20A  é o equipamento, seu uso é muito restrito, como uma máquina de lava a jato profissional, lavadora/secadora de roupa (máquinas lava e seca), etc.. Observe o manual de instruções do equipamento a ser utilizado.  Nunca coloque tomada de 20A em toda residência, assim o sistema de proteção como disjuntores ficarão bastante dimensionados e sua capacidade de atuação será prejudicada.  

Cuidados com a instalação

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) os fios devem ter cores diferentes, sendo azul para o Neutro e o outro preto, vermelho ou marrom para a Fase. O Fio Terra (terceiro fio) deve ser verde. No cômodo da instalação, é fundamental desligar o disjuntor. Em caso de dúvida, desligue a chave geral antes de efetuar a instalação.

No padrão atual, o “terra” é o furo do meio. Para conectar os fios, desencape a ponta, cerca de 10 mm. Depois, afrouxe os parafusos do polo da tomada usando uma chave Phillips, e encaixe o fio terra no polo central, apertando bem. Em seguida, encaixe os outros dois fios em seus polos e firme-os. Volte à caixa de força e religue o disjuntor. Para finalizar, faça um teste de voltagem, para averiguar se a tensão está adequada.  

A G20 é uma das principais marcas que atuam no segmento de materiais elétricos. Saiba mais em  https://www.g20brasil.com.br.

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?