Ferro de solda: dicas e cuidados

O ferro de soldar é um equipamento elétrico que converte a corrente elétrica em calor, o qual é fornecido por intermédio de uma resistência e transferido para sua ponta, permitindo assim, que seja fundida uma liga metálica de chumbo e estanho. Se você está encontrando dificuldade para trabalhar com seu ferro de solda, ele pode estar precisando de alguns cuidados. Seguem algumas dicas para fazer a manutenção e para utilizá-lo de forma correta, aumentado sua vida útil:

  • O ferro deve ser mantido sempre limpo, caso contrário pode perder a condução do calor e a distribuição fica inconsistente, perdendo assim a precisão e  comprometendo o trabalho devido à baixa temperatura. É preciso passar na ponta do ferro uma esponja levemente umedecida em água destilada ou um pano grosso. Esfregar até que toda sujeira seja eliminada, lembrando que durante esse processo o ferro deve ser mantido quente. Vale ressaltar que não se deve utilizar abrasivos ou lixa, pois poderá deformar a ponta e estragar a superfície.
  • Ao fazer uso do ferro de solda, a ponta chega a altas temperaturas. Algumas pessoas têm o costume de colocá-lo em uma espoja encharcada após o uso, porém este choque térmico por si só já reduz a vida útil do equipamento e a ponta fria leva um tempo maior para aquecer normalmente. Assim que usar, não o sacuda para retirar resíduos de sua ponta.
  • Após limpá-lo é necessário por estanho na ponta, pois assim se dissipa o calor, que poderia danificar a ponta, pois ela só suporta temperaturas altas quando consegue dissipar o calor, ou seja, quando há carga térmica. Ao soldar, a carga térmica é formada pelo estanho na ponta e também pelo componente a ser soldado.
  • Seja cuidadoso ao colocar o estanho na ponta, nunca ponha em outros locais do ferro. Evite realizar a limpeza com ele deitado, a limpeza também deverá ser rápida.


Com esses cuidados simples e rotineiros, pode-se aumentar a vida útil do ferro de solda. É ideal que se realize sempre uma manutenção de forma adequada, levando em consideração estas dicas apresentadas acima. Acesse a página da G20: https://www.g20brasil.com.br e fique por dentro de mais dicas sobre materiais e instalações elétricas.

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?