Os benefícios dos sensores de presença

 

É bem provável que você tenha ficado fascinado quando, pela primeira vez, passou pela situação de se aproximar de uma porta e automaticamente ela abrir, sem precisar empurrar, ou então entrar em um local e as luzes se acenderem. Nada disso seria possível se não houvesse um sensor de presença: equipamento que possui tecnologia de detecção.

Geralmente os sensores de presença funcionam com a identificação da radiação infravermelha, que é emitida por fontes de calor. Quando alguém ou um carro se aproxima de um ambiente que possui um sensor, o calor do motor ou do corpo aciona o sensor que pode estar ligado a uma lâmpada ou uma porta articulada. Eles costumam ser instalados em corredores, portões, entradas de acesso, depósitos, jardins, garagens e escadarias.

Economia de energia e segurança

Mais do que comodidade e tecnologia, sensores de presença articulados com lâmpadas representam aumento da segurança para as pessoas e, também, redução dos gastos com energia elétrica, afinal, tem em sua essência o uso racional da iluminação. Estudos mostram que, ao utilizar sensores de presença articulados às lâmpadas, é possível economizar 75% no consumo de energia elétrica. Essa economia ocorre porque as lâmpadas acendem conforme a pessoa se desloca pelos cômodos ou áreas comuns. No restante do tempo elas permanecem apagadas.

Cuidado com o tipo de lâmpada utilizada: lâmpadas eletrônicas têm sua vida reduzida se sofrerem muitos acionamentos diários. Caso uma luz seja acionada por sensor mais do que cinco vezes ao dia recomenda-se utilizar lâmpadas de LED, que não sofrem com a operação de ligar e desligar.

Em relação à segurança, há dois pontos: o equipamento pode indicar a presença de um invasor no local, pois sua presença será sinônimo de luzes acesas e, também é possível evitar acidentes em escadas e outros locais devido à falta de iluminação.

Ficou atraído pela solução? Embora ela seja instalada principalmente em condomínios e locais comerciais, é possível ter sensores de presença também em casa, como nas lâmpadas do corredor e no banheiro, por exemplo. Para quem está pensando em implantar essa modernidade é fundamental procurar um profissional especializado no serviço, que deve seguir corretamente as questões de instalação como: local, modelo mais adequado, potência da carga, altura, ângulo de funcionamento, conexão dos fios e isolamento, encontrando uma solução que preze pelo acabamento e a estética do ambiente.

No site da G20 você encontra essas e outras dicas envolvendo materiais elétricos que influenciam em economia e segurança para residências, condomínios e demais estabelecimentos. Acesse https://www.g20brasil.com.br/

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?