Principais problemas em instalações elétricas

Levar um simples choque sem nenhuma consequência maior, é o mínimo que pode acontecer a uma pessoa exposta a uma fiação em péssimo estado de conservação. Chuveiros e torneiras elétricas costumam dar choque por não ter um aterramento adequado. Aquela gambiarra quando se vai improvisar uma instalação elétrica, pode acarretar em tragédia.

Outro item que pode causar sério problema é o benjamin. Também conhecido como "T", esse objeto deve ser usado com cautela. O uso de muitos "Tês", numa única tomada, com vários aparelhos ligados, pode sobrecarregar a fiação, podendo queimar aparelhos e até mesmo pegar fogo. Extensão elétrica solta pelo chão é outro tipo de material que pode causar acidentes, mesmo não que não esteja conduzindo corrente. Crianças e idosos podem tropeçar e acabar se machucando com a queda.

Algo muito comum em instalações elétricas antigas é a oxidação e a umidade. Além de interromper a passagem de energia, não havendo o funcionamento correto do aparelho, o fogo não é descartado e esses aparelhos podem até queimar. Outra coisa a se observar são emendas com fitas isolantes mal colocadas ou de baixa qualidade, um cheiro de queimado pode denunciar um possível problema ali. Fusíveis e disjuntores foram criados para proteção da rede elétrica. A diferença é que o fusível se queima quando houver uma sobrecarga, já o disjuntor apenas desarma. Algum curto circuito pode acontecer e se não houver um desses dois objetos fazendo a proteção, a tragédia será certa. Nunca use papel alumínio ou arames para substituir um fusível queimado, o valor dele é muito baixo comparado ao risco que a sua família vai enfrentar.

Água quente é um "luxo" que podemos ter no chuveiro e até em torneiras, mas além do aterramento adequado, a espessura da fiação, chamada de bitola, deve ser observada e feita conforme o fabricante indica, geralmente essa informação consta na embalagem do produto. Aqueles banhos demorados e com a torneira quase totalmente fechada são coisas que gastam muita energia e podem sobrecarregar a fiação.

Com um rigoroso controle de qualidade, a empresa G20 oferece uma linha de materiais de construção, enfatizando os elétricos, com um padrão diferenciado. A segurança e a confiabilidade são garantidos nesse processo para os seus consumidores. Acesse o site www.g20brasil.com.br e confira todos os seus produtos.

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?