Como calcular o orçamento de uma reforma

Reformas em casa são sempre relacionadas à dor de cabeça, afinal planejar toda a execução delas desde o orçamento até o acabamento exige tempo, paciência e principalmente controle financeiro. Um dos maiores erros que são cometidos em uma reforma é a falta de planejamento, isso pode levar a gastos altos e desnecessários – a compra de materiais antecipada, por exemplo, é muito comum entre pessoas que não planejam a reforma de sua casa ou apartamento. Para que este tipo de problema não aconteça com você, veja algumas dicas que são essenciais para determinar o que realmente será feito ou mudado com a obra, seja ela grande ou pequena.

  1. Defina o que será mudado em sua residência. Parece algo óbvio, mas sem essa definição, a probabilidade de sair do planejado é muito grande – às vezes começamos com uma pequena ideia e enquanto a reforma está sendo realizada, vão surgindo cada vez mais detalhes para corrigir e o orçamento inicial acaba estourando – é muito comum que algo assim aconteça, portanto revise toda a sua casa e anote tudo o que você deseja fazer e trocar. Se a reforma é simples, é perfeitamente possível planejá-la sem a ajuda profissional de um engenheiro ou arquiteto, mas se a mudança é grande, contar com esses profissionais pode aperfeiçoar o planejamento da obra em todos os sentidos – orçamento, prazos, valorização do imóvel, orientação da possibilidade ou não de mudanças estruturais – , principalmente evitar os gastos desnecessários.
  2. Fazer o orçamento é a fase mais trabalhosa e importante de uma reforma. É preciso ter paciência e dedicar um tempo para buscar os preços mais justos para os materiais que serão usados na obra, além de buscar um bom profissional para fazer o serviço. Se você pretende trocar os pisos da casa, veja qual é o mais indicado para o cômodo em que será feita a mudança – piso frio ou quente, cerâmica ou madeira – e a cor que pode ser definida em relação à cor dos móveis, por exemplo. Se a reforma afetará a parte elétrica da casa ou de apenas um cômodo – como a cozinha – , certifique-se de que a nova estrutura suportará o gasto de energia e que a qualidade do material elétrico seja boa. Faça uma lista de lugares em que todos os materiais necessários possam ser encontrados e reserve uma parte de seu dia para visitar as lojas, pesquisar todos os preços, formas de pagamento – você pode conseguir bons descontos pagando à vista – e finalmente fazer a melhor escolha. É importante que tanto a pesquisa de preços de materiais quanto da mão de obra sejam  feitas em conjunto, já que o custo de um influencia diretamente no outro – a habilidade e ferramentas necessárias para manejar um piso de cerâmica, por exemplo, é mais simples que para manejar o porcelanato -, por isso o profissional da mão de obra deve estar a par de todas as suas escolhas.
  3. Faça uma divisão do projeto em etapas para garantir mais organização e otimização do tempo da reforma. Uma vez definido tudo o que será feito na obra da casa, divida o projeto por prioridade. Há cômodos que são mais funcionais que outros em uma residência – como o banheiro – e com eles interditados, as atividades diárias dos moradores às vezes se tornam quase inviáveis. Desta forma, haverá um controle maior sobre a obra e a circulação da casa enquanto ela acontece, já que nem todos podem ou precisam estar fora dela.
  4. Aplicativos para celular podem ajudar a realizar o planejamento, como o Reforma Simples, que calcula o gasto e a quantia de materiais que será usada na sua reforma. Ele está disponível para Android e tem uma versão web gratuita, é só escolher a melhor plataforma. Com este aplicativo você faz consultas de serviços iniciais, passando por infraestrutura, pisos, paredes, acabamentos, pinturas, dentre outras categorias.

Com um bom planejamento, a reforma nunca será uma dor de cabeça. É sempre importante manter a conservação do nosso espaço de convivência, seja ele uma casa, apartamento ou local próprio de trabalho. A marca G20, que já trabalha com materiais elétricos para construção há quase dez anos, possui um grande repertório de produtos de várias categorias – desde fitas isolantes, abraçadeiras e conectores a lâmpadas, antenas para TV, luminárias, terminais de compressão e outros – vale a pena conferir todos os produtos no site: https://www.g20brasil.com.br/

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?