Será que sua empresa está preparada para atender de forma qualificada ao cliente que toma a iniciativa de realizar um contato telefônico em busca de seus produtos ou serviços?
Esta capacitação do telemarketing receptivo é fundamental para o êxito dos negócios promovidos pelo seu estabelecimento. Afinal, entre outras coisas, o que está em jogo são valores como credibilidade, confiabilidade, além da constituição da imagem do seu negócio.
Dependendo de como esta recepção é feita pode aumentar ou diminuir consideravelmente o numero de clientes e, consequentemente, os lucros obtidos. O poder de decisão do consumidor também é influenciado pelo atendimento recebido.
Partindo desse princípio, vamos enumerar alguns aspectos fundamentais a serem levados em consideração pelo serviço de telemarketing receptivo da sua empresa. Contudo, algo já é certo: se o cliente entra em contato é porque, possivelmente, há uma intenção de compra ou contratação de serviço. Aproveite essa predisposição e garanta o esclarecimento de todas as dúvidas e vantagens antes que a ligação seja finalizada.
Outras dicas
É necessário estabelecer uma apresentação inicial assim que a ligação for atendida. Entre as informações importantes a serem ditas, estão: o nome da empresa, do atendente e seu respectivo cargo. Estes dados auxiliam o futuro cliente a confirmar o lugar para o qual ligou, qual a posição do atendente e suas reais possibilidades para ajudá-lo.
Para melhor atender às necessidades do consumidor, é necessário identificar com precisão o que ele deseja resolver ou quais informações quer obter. Para isso, é fundamental que o atendente preste muita atenção ao que está sendo dito do outro lado da linha. Realizar perguntas objetivas e evitar interrupções ajuda a captar mais dados e, assim, garantir argumentos de venda mais eficientes.
Ter em mãos um levantamento das dúvidas e perguntas mais frequentes mencionadas nos variados atendimentos é um excelente aliado para o trabalho do atendente de telemarketing receptivo. Formas de pagamento, garantias, informações técnicas de serviços e produtos são alguns dos questionamentos muito comuns neste tipo de serviço. Ao reunir esses dados em uma lista, o atendente pode elaborar respostas mais completas, que munem o cliente de informações de modo ágil. Essa postura pode ser um gatilho motivador para o fechamento do negócio procurado.
Para que um atendimento cumpra a meta a que se destina é necessário ter em mente que a conversa deve ser sempre direcionada para os benefícios que o cliente terá ao adquirir o produto ou contratar o serviço, que motivou a ligação. Para tanto, é preciso que o profissional de telemarketing receptivo tenha empatia e saiba sutilmente conduzir o diálogo, respeitando a diversidade de perfis dos consumidores.
Além de todas estas dicas, nunca é demais lembrar a importância constante da atualização profissional. Para isso, é recomendável que o atendente, sempre que possível, participe de treinamentos na área e leia sobre o assunto.
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