O que são indutores

o-que-sao-indutores

O indutor é construído, de forma geral, por uma bobina de material condutor, como o cobre. A bobina nada mais é do que um fio de cobre esmaltado enrolado em formato espiral em torno de uma peça de material ferromagnético.

Um das propriedades da corrente elétrica é a produção de campos magnéticos. Quando o fio é enrolado formando uma bobina, é possível concentrar o efeito magnético produzido, amplificando-o consideravelmente. Quanto maior o número de espiras (voltas no fio), mais amplo é o efeito magnético, além disso, se no interior da bobina houver um material ferromagnético (como o ferro, aço ou ferrite) a intensidade da energia armazenada em forma de magnetismo pode ser amplificada em mais de mil vezes.

Uma característica importante no indutor é a sua indutância, medida em henrys (H), que relaciona a afinidade do elemento aos efeitos do eletromagnetismo, como o fenômeno de indução magnética.

São diversas as aplicações possíveis aos indutores, sendo muito utilizados em circuitos elétricos e eletrônicos para armazenar energia na forma de campo magnético, construir filtros de frequência, transformadores, receptores e emissores de radio frequência.

Conforme o método de sua construção é conveniente que os indutores sejam classificados nos seguintes tipos:

  • Bobinas com núcleo de ar: Não possuem o material ferromagnético no seu núcleo e possuem baixa indutância. São utilizadas em alta frequência, por não apresentar perdas de energia no núcleo.
  • Bobinas com núcleo ferromagnético: Utilizam material ferromagnético no núcleo, o que faz com que sua indutância aumente milhares de vezes em relação a uma bobina com núcleo de ar. Correntes parasitas e histerese magnética são efeitos colaterais consideráveis nesses núcleos.
  • Bobinas com núcleo laminado: O núcleo de material ferromagnético é em aço silício, composto por várias chapas finas envolvidas por uma cobertura isolante. Esta forma de construção atenua as perdas por correntes parasitas e histerese magnética. A técnica é amplamente utilizada na construção de transformadores.
  • Bobinas com núcleo de ferrite:Confeccionadas com uma espécie de cerâmica ferromagnética não condutora, não apresentam correntes parasitas e tem baixa histerese. São utilizadas em altas frequências.
  • Bobinas com núcleo toroidal: é em geral constituído de uma bobina enrolada em torno de um núcleo de ferrite, o que aumenta sua indutância, pois proporciona um caminho fechado para circulação do campo magnético.

Na G20 você encontra diversos itens em material elétrico e de iluminação para sua casa, obra ou empresa. Acesse e saiba mais: https://www.g20brasil.com.br/.

Posts recentes

Como funciona o grau de proteção IP

Como instalar um interruptor paralelo (three way)

Tipos de terminais para cabos e aplicação

Não fique de fora! Inscreva-se na newsletter e receba todas as nossas novidades.

Precisa de ajuda?